sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

A importância da leitura: 5 lições que a leitura me trouxe

Oi gente!

         Tou de volta e hoje eu vim falar sobre as lições que a leitura me trouxe e quando eu digo leitura, quero dizer, livros que não sejam para estudo. Alguns dias atrás, estive conversando com uma pessoa e essa pessoa me perguntou: "Afinal, o que você aprende lendo esses livros sem ser da escola?". Então, eu pensei e disse pra ele que os livros me ensinaram várias coisas porém, na hora, não tive argumentos suficientes para superar os dele por isso, hoje estou postando esse post devido a essa pergunta que muitos de vocês também podem fazer e que me trouxe a inspiração de pensar nisso e escrever e esclarecer essa dúvida que muitos tem. Acho que se não fosse a leitura, eu não teria esse modo de ver o mundo como vejo hoje.  Por isso, vou citar 5 aspectos e benefícios que a leitura me trouxe.
1.Ler e escrever melhor
        Sim, esse é o óbvio! Todo mundo sabe que quem lê livros passa a ler e escrever melhor.Porém, por muitas pessoas saberem disso, pode se tornar um ato que não importa porém, a verdade é que importa sim. Seja para conversar pela internet ou celular, pegar o número de alguém, entender filmes com legendas ou até mesmo comprar os ingredientes da lista de supermercado da sua mãe, é preciso ler e escrever e se você tem essas características aperfeiçoadas, vai ser muito mais fácil e melhor para você no mundo atual. ler e escrever são atos essenciais nos dias atuais.
2.Repensar valores da sociedade
       Sei que esse parece ser um papo clichê, mas sim, isso importa. O que nós como sociedade nos tornamos nos dias de hoje? Em todos esses anos, viemos mudando é só prestar atenção: as crianças pequenas que já usam maquiagens e aparelhos tecnológicos enormes e nós, que quando crianças, não se importávamos com a nossa aparência e jogávamos jogos comuns como esconde-esconde ou jogos de tabuleiro. Outro exemplo é que enquanto vários jovens se afundam nas drogas e são irresponsáveis, nós tomamos as medidas certas e lemos livros que nos conscientizam e nos fazem pensar. Enfim, não quero entrar nesse assunto, então esses foram apenas exemplos da sociedade atual. Ler livros nos faz repensar sobre os valores da sociedade que não estão certos e nos faz mudar esse rumo a partir de nós mesmos.
3.Dispensar estereótipos
Tradução da foto: Eu sou punk então eu devo ser rebelde, eu sou asiática então eu devo gostar de matemática, eu pinto meu cabelo de cores loucas então eu devo estar procurando por atenção, eu sou uma pessoa então eu devo ser estereotipada.

       Pra quem não sabe, estereótipo é aquela ideia que desde que você nasce, a sociedade põe na sua cabeça exemplo: todo negro é ladrão. Alguns desses estereótipos são tirados da nossa cabeça através da leitura porque existem muitos livros que tratam da questão do preconceito contra outras pessoas por exemplo, em alguns livros eles botam personagens negros legais e engraçados e não dizem que eles são ladrões como a sociedade diz e outros livros botam asiáticos nada inteligentes. Os livros tratam disso: retirar esse aspecto que a sociedade impõe para nós de que toda pessoa tem certa característica de acordo com sua cor ou aparência e isso simplesmente é uma mentira. Livros são fonte de conhecimento e são bons o que fez até com que na época da ditadura milita, alguns livros fossem censurados justamente por impor conhecimento a sociedade o que, na época, o Estado não queria.
4.Pensar de uma perspectiva diferente
      Sim, os livros sempre me ensinaram a pensar de uma perspectiva diferente. Seja como a garota tímida principal, a punk, a patricinha, a excluída ou o garoto excluído, apaixonado, nerd ou tímido, os livros sempre me fizeram ver as coisas de uma maneira diferente, de uma perspectiva diferente e isso é bom. Isso te ajuda a magoar muito menos pessoas. Já pensou como seria a sua ação se soubesse a maneira como a outra pessoa vê? seria muito mais fácil fazer amigos e deixaria muito menos pessoas machucadas. Talvez aquela pessoa tenha motivos para ser ou agir daquele jeito. Os livros me ensinaram a não julgar as pessoas antes de conhecê-las.
5.Viajar para lugares inimagináveis
       Quem nunca imaginou como seria a nárnia, o acampamento meio-sangue, o acampamento júpiter ou até mesmo o capitol? Sim, esses lugares inimagináveis são os que imaginamos quando lemos um livro. Eles tem esse poder de nos teletransportar para vários lugares e isso faz com que tenhamos uma ótima imaginação.
6.Ter uma imaginação incrível
      Sim, como eu disse no número 5, além de viajar para lugares inimagináveis, você consegue ter uma imaginação incrível. Eu sempre leio livros antes de filmes para que eu possa manter a minha imaginação porque se eu ver o filme antes de ler o livro, quando estiver em certa parte do livro, vou ver a cena do filme e não a cena que a minha imaginação iria criar. Os livros conseguem nos fazer imaginar coisas incríveis.
7.Ser mais criativa
Através das histórias dos livros, aprendemos a ser mais criativas e assim, nos tornamos capazes de criar novas coisas. Isso é muito importante, ainda mais quando você escreve.



                                                                          Espero que gostem desse post


                                                                                       Até o próximo post pessoal






Nenhum comentário:

Postar um comentário