quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Lista Literária:5 livros com protagonistas que fogem ao clichê

Oi pessoal!


        Hoje,eu vou falar sobre livros com protagonistas que fogem do clichê.Eu gosto muito de protagonistas que fogem do clichê,vocês também gostam? Eu espero que sim porque esse post é dedicado exclusivamente a isso.É claro que eu gosto de um bom clichê mas de vez em quando,eu gosto de ler histórias diferentes com protagonistas fora do comum.

1.Um Ano Inesquecível-A Matemática das Flores-Jasmine-Conto da Bruna Vieira

             A Matemática das Flores é um dos 4 contos do livro Um Ano Inesquecível onde cada um dos contos fala sobre as cada uma das estações.Nesse conto,a Jasmine não é uma protagonista que foge ao clichê por causa da personalidade e sim,por causa da aparência.Mesmo que seja um livro nacional e no Brasil,temos diversas pessoas com cabelos cacheados,é difícil você ler um livro em que a protagonista tenha os cabelos cacheados mas eu achei bem legal essa iniciativa por parte da Bruna Vieira.A Jasmine é uma garota de pele morena que tem os cabelos cacheados e não liga para o que os outros pensam sobre seu cabelo.Ela é ruim em matemática,assim como sei que algumas das pessoas são,e não gosta da matéria.Terminou há pouco tempo um relacionamento amoroso difícil e não quer mais se envolver por enquanto,só quer estudar para passar no vestibular porém,com a ajuda de um garoto que é bom em matemática,quem sabe ela não possa aprender? Talvez até tenha um romance.

2.Extraordinário-August-R.J.Palacio

            O livro Extraordinário é uma lição de vida.O protagonista do livro também tem uma aparência incomum mas a aparência dele é coisa que minoria das pessoas tem.Ele tem uma deformação no rosto e por isso,sempre estudou em casa.As pessoas o achavam estranho toda vez que lhe viam mas ele é uma boa pessoa.August é um garoto que tem sua vida mudada quando descobre que vai começar a frequentar a escola normal porém,ele não quer mas tenta se adaptar.O problema é que os primeiros dias na escola não são nada bons,ele sofre bullying dos colegas de classe porém,com o tempo,ele faz novos amigos.

3.Jogos Vorazes-Katniss-Suzanne Collins

             Katniss é uma das personagens mais maravilhosas do mundo dos livros que eu já conheci.Ela é diferente pela personalidade e não pela aparência.A maioria das garotas dos livros são românticas e tímidas mas Katniss é diferente.Ela é uma garota forte e destemida disposta a enfrentar o capitol(governo do lugar onde vive).Ela protege sua família e ajuda-os em casa com tudo o que é necessário.

4.A Seleção-America-Kiera Cass

            America é uma garota bem parecida com katniss porém,ao invés de lutar contra o capitol,luta contra a seleção,uma competição onde das garotas que forem escolhidas,somente uma se casará com o príncipe Maxon e será a nova princesa de Íllea e não é forte.America não é diferente na aparência e sim na personalidade.Várias garotas querem ter a oportunidade de estar entre uma das trinta e cinco escolhidas porém,America não é uma delas.Por já estar namorando alguém,ela não quer participar da seleção porém sua família e seu namorado Aspen pedem para que ela participe e ela acaba fazendo isso contudo,o que ela não esperava,acontece.Ela fica entre uma das escolhidas. Com isso,ela descobre que o príncipe não é uma pessoa tão ruim quanto ela pensava.

5.A Última Música-Ronnie-Nicholas Sparks

            O nome de verdade dela é Verônica mas prefere ser chamada de Ronnie.Ela já foi um talento na música quando tocava piano,mas depois de alguns anos,se tornou uma garota rebelde e não quis mas tocar piano porém,Ronnie terá que ir para a casa do seu pai e ficar por um tempo lá,coisa que ela odeia.Ela não é uma garota diferente na aparência e sim na personalidade.No início,a cidade é muito ruim para Ronnie e ela só se mete em encrencas mas depois que conhece Will,as coisas começam a mudar.

                Esse foi o post de hoje.Espero que tenham gostado do post.Você conhece mais alguma personagem de livro que fuja ao clichê? Deixe nos comentários

                                                                               Até o próximo post